Logo antiga da chevrolet
Sem categoria

Nos bastidores da marca: A origem icônica do símbolo da Chevrolet

No estilo “gravata-borboleta”, o símbolo da Chevrolet há muito tempo reflete um dos fabricantes automotivos de maior sucesso da história. Ela representa a herança e a visão dos veículos Chevrolet e tem sido usada nos modelos da marca desde o ano 1913.

A logotipo fará 107 anos no dia 2 de outubro deste ano (2020) e com isso se reacende um mistério que nunca foi resolvido. De onde realmente veio a logotipo da marca?

O emblema original da empresa era uma versão estilizada do nome de um de seus fundadores, Louis Chevrolet. Porém, essa versão foi apenas um protótipo e logo foi substituída pela famosa logo que conhecemos atualmente.

Primeiro Símbolo da Chevrolet
Primeira logotipo da Chevrolet. Imagem retirada do https://br.pinterest.com/

Existem diversas teorias de onde pode ter surgido o desenho atual da marca.

A PRIMEIRA VERSÃO

A primeira possibilidade é de que a gravata-borboleta tenha sido inspirada no papel de parede que o co-fundador da Chevrolet, William Durant, viu em um quarto de hotel enquanto estava hospedado na França.

Embora esta teoria não ofereça mais informações, muitos afirmaram que essa explicação veio diretamente de Durant enquanto ele ainda estava vivo.

No entanto, sua filha conta a história de uma maneira um pouco diferente. Ela lembrou carinhosamente em seu livro de como seu pai criou o desenho da marca em um guardanapo durante um jantar de família.

Dá pra acreditar?

E como se não bastasse, ainda tem mais uma versão da história do lindo emblema, que talvez seja a versão mais convincente, que foi contada pela esposa de Durant.

Ela alegou que seu marido teve a ideia de um jornal da Virgínia durante as férias em Hot Springs em 1912. Ela ainda afirma que lembrou de Durant comentando sobre a ótima logotipo que daria, mas não se lembrava especificamente o que ele estava olhando.

O pesquisador Ken Kaufmann estava determinado em usar as informações da esposa e cavar um pouco mais a fundo. E as evidências que ele encontrou apontam para uma logo anterior da marca “Coalettes” como possível inspiração. Veja a imagem a seguir e tire suas próprias conclusões:

Antiga logo da Coalettes e sua semelhança com a logotipo da chevrolet.

Kaufmann encontrou um anúncio da Coalettes no jornal The Constitution, de Atlanta e, convenhamos, a semelhança entre as logos é surpreendente.

Esta parece ser a explicação mais provável, especialmente porque os anúncios estavam sendo veiculados na mesma época em que Durant lançou o novo logotipo da Chevrolet.

E se você não liga para essa história, aqui está mais uma que olha para a bandeira Suíça como o centro do símbolo de sucesso da Chevrolet. Como a empresa recebeu o nome do piloto Louis Chevrolet, que nasceu na Suíça, alguns acreditam que a gravata borboleta é uma brincadeira com o símbolo de seu país.

É improvável que isso seja resolvido com certeza, mas uma coisa é certa. De onde quer que tenha vindo, a gravata-borboleta se tornou um símbolo importante em todo o mundo e assim permanecerá por longos anos.

Logo atual da chevrolet

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

One Reply to “Nos bastidores da marca: A origem icônica do símbolo da Chevrolet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *