Sem categoria

Cuidados com o carro em época de chuva

Nesse momento do ano alguns cuidados com o carro são essenciais para prevenir acidentes. Siga o checklist que preparamos para a época de chuva!  

Por que revisar o carro para a época de chuva? 

Antes de tudo, o período chuvoso torna as pistas mais escorregadias tanto nas estradas quanto no trânsito urbano. Portanto, a aderência entre os pneus e o asfalto é reduzido. Para tornar o cenário mais crítico, o veículo passa por locais com resíduos, como óleo, o que contribui ainda mais para o risco de derrapagem. 

Ainda, a época de chuva é muito suscetível à aquaplanagem. Tal fenômeno ocorre quando o automóvel trafega sobre alguma camada de água. Por mais fina que ela seja, é capaz de fazer com que o atrito diminua, e os motoristas perdem o controle da direção. 

A visibilidade é outro fator de risco em dias chuvosos. Daí a importância de reduzir a velocidade para ter a oportunidade de reagir com agilidade em situações de emergência. 

Confira a seguir o checklist de cuidados com o carro que nossequipe preparou para você! 

 1 – Troque os filtros de ar 

Não apenas o ar-condicionado, como também as entradas de ar e o sistema de ventilação contribuem para impedir o embaçamento dos vidros. Então, coloque todos os filtros e as entradas de ar no seu checklist de cuidados com o carro em época de chuva.  

 2 – Alinhe e calibre os pneus 

Inegavelmente, os pneus são componentes que podem salvar os passageiros em época de chuva. Além de mantê-los com a pressão correta e bem distribuídos, os proprietários devem estar atentos à profundidade dos sulcos da borracha. Afinal, eles têm a função de dispersar a água evitando a perda de aderência ao solo. Ou seja, jamais conduza com pneus carecas, especialmente nos dias chuvosos. 

 3 – Cuidado com o sistema de freios 

Sem dúvida, os pneus trabalham em conjunto com o sistema de freios. Então, não adianta garantir que eles estejam novinhos e negligenciar a vida útil de discos, pastilhas, cilindros e, também, do fluido de freio. Uma vez que o tempo de frenagem aumenta na época de chuva, esses itens devem estar em perfeitas condições. 

Aliás, verificar o manual da montadora é uma forma de ter cuidados com o carroNele, você encontra o prazo determinado para a troca de óleo do seu modelo, por exemplo.  

 4 – Revise limpadores e lanternas  

Como mencionado acima, o(a) motorista deve redobrar a atenção para garantir uma boa visibilidade durante a época de chuva. Dessa maneira, é essencial avaliar o estado da borracha dos limpadores. Caso ela esteja emitindo ruídos ou arranhando o para-brisa, é necessário providenciar a sua troca. 

Ademais, separe um momento para checar se todos os faróis estão funcionando perfeitamente. Não se esqueça de testar até mesmo as setas. 

Um recurso bastante útil é o cristalizador de vidros. O produto prolonga a durabilidade das palhetas, torna a superfície do vidro mais lisa, evita manchas causadas por dejetos de animais e chuva ácida, bem como dificulta o acúmulo de poeira. 

 Após essa leitura, você está preparado(a) para ter todos os cuidados com o carro em época de chuva! 

No e-commerce da Jorlan, você compra sem sair de casa os acessórios e as peças para o seu Chevrolet rodar com segurança. Clique aqui para conhecer! 

 

Acompanhe nossos perfis nas redes sociais:        
Facebook
Instagram GYN
Instagram BH
Instagram BSB 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *